<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 02, 2005

Upgrade para Fedora 4 

Recentemente tive um problema com a minha instalação do Fedora 3 (a má notícia) e decidi tentar recuperar o sitema através do upgrade para o Fedora 4. O processo todo foi "impressionantemente" simples e direto. A isntalação foi recuperada e estou agora operando com o FC4 e GNOME 2.10. A funcionalidade de montagem automática de discos externos (no caso um "pendrive") foi excelente, tendo funcionado de primeira. O problema ficou apenas com a acentuação dos nomes dos arquivos nos dispositivos montados. Por default "de fábrica" a montagem do dispositivo não especificou utf8 para o volume. Para resolver isto, fiz o seguinte, sempre como root:

cd /usr/share/hal/fdi/policy
mkdir 90user
cd 90user

Neste diretório, criei um arquivo com o nome de vfat.fdi com o seguinte conteúdo:

<!-- -*- SGML -*- -->
<!-- Este .fdi garante que qualquer dispositivo "vfat" será montado com suporte a utf8 -->
<deviceinfo version="0.2">
<device>
<match key="volume.fstype" string="vfat"> <merge key="volume.policy.mount_option.iocharset=utf8" type="bool">true </match>
</device>
</deviceinfo>

Pronto! Agora os dispositivos do tipo "pendrive" são montados de forma a respeitar corretamente a acentuação dos nomes de arquivos e diretórios. Importante notar que tanto o nome do diretório quanto o nome do arquivo ".fdi" são irrelevantes. O importante é a sua localização em /usr/share/hal/fdi/policy.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?